O Segundo Fórum
Plano da Proteção
2
No I Fórum Internacional da Criança Migrante, a voz da criança foi considerada como um meio para a sua proteção.
A proteção da criança foi tema das Conferências proferidas por juristas brasileiros e portugueses a convite de Leonor Valente Monteiro, Juíza Social da Comarca do Porto e Vice-Presidente da Associação Projeto Criar (APC), que atua juridicamente em defesa dos direitos da criança em Portugal.
A participação de crianças no II Fórum ocorreu através da dinâmica cênica inspirada no Teatro Fórum e no relato, entre elas, de suas experiências inter e intrageracionais
A dinâmica cênica foi conduzida por Filipa Simões, do Grupo de Teatro do Oprimido de Lisboa (GTO LX) e os relatos foram mediados por Denise Hosana Moreira, professora da Universidade Estadual do Piauí (Uespi/Fapepi) e doutoranda em Sociologia da Infância pela Universidade do Minho.
Plano da Participação
Vozes da Infancia
A segunda edição do Fórum Internacional da Criança Migrante ocorreu em comemoração ao Dia Internacional da Criança, no dia 1º de julho de 2015, na Ordem dos Advogados Portugueses, em Lisboa, e teve como tema “Vozes da Infância Mundial”.
Em sua segunda edição, o Fórum Internacional da Criança Migrante tratou do direito à "proteção" e à "participação" da criança na sociedade.
1
3
Plano da Participação
3
A participação de crianças no nosso I Fórum Internacional ocorreu através de sua atuação em uma dinâmica inspirada no Teatro Fórum e na escolha de projetos de intervenção para a infância.
A dinâmica foi conduzida por Inês Barbosa, membro do Núcleo de Teatro do Oprimido (NTO) de Braga e os projetos de intervenção foram enviados por estudiosos na área ciências sociais e humanas de diversas universidades no mundo.