Participação das Crianças

1/4

1

Criança Migrante: delimitação do conceito

As migrações humanas correspondem a deslocamentos populacionais nacionais e internacionais por diferentes motivações. Muitos adultos fazem esses deslocamentos com suas famílias. Alguns familiares ainda muito pequenos, como os bebês e outros ainda nem nascidos, carregarão consigo traços étnicos, valores, costumes e histórias de vida herdados de seus pais. Sendo assim, crianças brasileiras ou nascidas no território para onde migraram seus pais ou responsáveis, que residam fora do Brasil, são consideradas, aqui, migrantes internacionais. 


 

2

Requisitos de Participação

Podem participar deste Fórum crianças e jovens que reúnam os seguintes requisitos:

 

a) tenham mais de 4 e menos de 18 anos de idade;

b) sejam brasileiros ou filhos de brasileiros;

c) residam fora do Brasil;

d) estejam matriculados em instituição educadora - caso não estejam e residam fora do Brasil por mais de 6 meses, devem submeter justificativa ao Comitê Organizador deste Fórum por meio do nosso FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO.

 

Podem participar, ainda, crianças e jovens não brasileiros, com mais de 4 e menos de 18 anos de idade, que convivam com criança ou jovem brasileiro ou filho de brasileiro inscrito neste Fórum.

 

3

Conteúdo da Participação

Assim como ocorre com adultos, crianças migrantes experimentam expectativas, frustrações, conflitos, constrangimentos, resistências e superações. O objetivo, aqui, é colher estas e outras experiências das crianças em suas vidas cotidianas em casa, na escola ou na comunidade. No registro, não é necessário que a criança forneça qualquer dado de identificação pessoal como nome, idade, endereço ou nacionalidade.

“Quando cheguei em Londres, a primeira coisa que veio na cabeça é como seria a minha escola. Daí eu fiquei pensando se a minha professora ia ser loira, de cabelo preto, vermelho: essas cores... Se meus colegas seriam bons, ruins. Sobre a minha escola, eu pensei que ela tinha 3 andares Quando eu cheguei lá era 2. E onde é o lanche… eu pensava que era um lugar que você lanchasse na classe, porque lá no Brasil a gente lancha na classe. Então, eu pensei que não tinha cantina lá. Mas, quando eu cheguei lá, tinha. E eu não imaginava que teria 2 recreios. Eu imaginei que só teria 1, igual lá no Brasil. Quando eu cheguei lá, teve o primeiro recreio, que era só comer uma fruta e o segundo que era pra você lanchar e só.”

                                               (Relato de uma expectativa)

4

Meios de Participação

A criança migrante internacional brasileira ou filha de brasileiros, assim como sua amiga de outra nacionalidade e filiação não brasileira, pode enviar relato de experiência através de uma das 5 CATEGORIAS a seguir.

 

Os relatos devem ser feitos em português ou na língua oficial do país onde o Fórum será realizado.

 

 

 

 

Categoria texto

 

O relato através de texto deve ser digitado ou manuscrito em papel pautado, tamanho A4. É necessário colocar título. O número de páginas é livre, assim como o formato da letra e a estrutura narrativa (conto, prosa, poesia...). Caso queira, a criança pode incluir desenhos, fotos e outras figuras ao longo do texto.

 

 

Categoria desenho

 

O desenho deve ser feito em papel A4 branco, sem pauta. Caso queira, a criança pode colorir o desenho e incluir colagens.

 

Em outra folha de papel, a criança deve fazer a descrição do conteúdo do desenho. A descrição pode ser digitada ou manuscrita. Caso não saiba escrever, a criança deve pedir a alguém para fazê-lo em português.

 

Na descrição do desenho, a criança deve informar quem são as pessoas em relação a ela (ex.: colega, amigo, primo, pai, mãe...), o local desenhado (ex. escola, casa, parque…), a circunstância (ex.: festa, recreio, passeio…) e o acontecimento (expectativas, frustrações, conflitos, constrangimentos, resistências, superações…) motivador do registro.

“Neste desenho eu estou em casa, no meu computador e a minha mãe está no trabalho. É feriado e eu estou brincando de MSP, um jogo que ... pessoas de todo mundo podem jogar. Você tem que tomar cuidado porque uma vez uma menina pegou minha senha e ficou brincando com minha conta, falando que eu gosto de um menino, sendo que eu não gosto. Mas o jogo é muito legal e ninguém pode te maltratar. porque isso é proibido.

Descrição do Desenho FL2

 

Categoria fotografia

 

A criança pode enviar uma ou uma sequência de até 4 fotografias em cores ou em preto e branco sobre uma única experiência (ex.: evento escolar, festa na comunidade, piquenique em família...).

 

Em outra folha de papel, a criança deve fazer a descrição do conteúdo da(s) fotografia(s). A descrição pode ser digitada ou manuscrita. Caso não saiba escrever, a criança deve pedir a alguém para fazê-lo.

 

Na descrição da(s) fotografia(s), a criança deve informar quem são as pessoas em relação a ela (ex.: colega de escola, amigo, primo, pai, mãe...), o local desenhado (ex. escola, casa, parque…), a circunstância (ex.: uma festa, o recreio…) e acontecimento motivador do registro.   

Descrição de sequência de fotos

Nestas fotos eu estou ajudando na minha mudança de casa. Eu nasci em Londres e eu só me mudei 2 vezes. Eu pequei minha bike, tirei meu quadro da parede, pulei um pouquinho na cama da mamãe e depos eu foi botar tudo no carro proque eu queria chegar logo na casa nova.

Descrição de foto única

Esta foto é do dia em que fui conhecer minha nova escola. A visita começou 8 e 30 e terminou 2 e 30. Na visita, a gente conheceu a escola, lanchou, pintou e recortou no papel uma mão e escreveu "Good luck!", como está na foto. A escola é só de meninas. Depois, teve reunião de pais, onde a gente conheceu outros professores, as fardas e as regras da escola. Uma das regras era não faltar aulas para não perder a vaga, mas eu quase perdi porque fiquei doente do estômago logo que mudei de escola e faltei bastante, mas minha mãe foi lá explicar e depois eu melhorei.   

 

 

Categoria áudio

 

O relato gravado em áudio (voz sem imagem) não deve exceder o tempo total de 2 minutos e deve ser feito em português. No relato, a criança deve destacar o  acontecimento motivador do registro. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Categoria vídeo

 

O relato gravado em vídeo não deve exceder o tempo total de 2 minutos. No relato, a criança deve destacar o  acontecimento motivador do registro.

 

A comida da escola - A comida da escola
00:00 / 00:00

Participação de Crianças Residentes em Londres

5

Crianças podem comparecer ao Fórum sozinhas ou acompanhadas por um adulto. Caso compareça sozinha, a criança deve apresentar, no dia e local do evento, uma autorização escrita assinada por seu responsável.

 

Caso resida na cidade onde ocorrerá o Fórum e necessite de transporte para chegar ao local do evento, a criança deve informar através do nosso FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO.

6

Crianças que não possam comparecer ao local do evento

Crianças que, por algum motivo, não possam comparecer ao local do evento no dia 01 de junho/2015, poderão ter seus trabalhos apresentados por um representante. Caso não disponham de um representante, devem solicitar uma representação através do nosso FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO.

 

Serão providenciados representantes para crianças que tiverem suas justificativas aceitas pela Comissão Organizadora deste Fórum.

CHANCELA

REALIZAÇÃO 2017

REALIZAÇÃO 2015

REALIZAÇÃO 2014

APOIO

  • Ícone de App de Facebook
  • YouTube clássico
  • Twitter App Ícone
  • Flickr App ícone